Estudos confirmam: Chá verde é benéfico à saúde

O chá verde contém altas concentrações de antioxidantes que possuem efeitos protetores conhecidos. Tem recebido muita atenção ultimamente, conforme os cientistas começaram a identificar seus benefícios para doenças cardíacas, câncer, obesidade, entre outras.

O chá verde é mais do que uma agradável bebida. O crescente consumo do chá verde pode disparar mecanismos bioquímicos que afetam nossa saúde.

Um trabalho realizado por Dulloo e colegas, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, demonstrou que extrato de chá verde - que possui altas concentrações de antioxidantes como catequina, polifenóis e muitos outros compostos incluindo cafeína - pode aumentar a utilização de energia muito acima dos efeitos da cafeína pura. O consumo desse chá produz termogênese (criação de calor) e maior gasto de energia e gorduras em humanos.

Um segundo estudo conduzido por Erba, publicado no Journal of Nutrition, avaliou o efeito dos compostos do chá verde em danos oxidativos, causados pelo tratamento com ferro em cultura de células leucêmicas humanas. Os resultados apontaram para o fato de o chá proteger as células dos danos. Ingestão crescente de chá verde pode auxiliar na redução dos danos oxidativos associados a vários processos de doenças.

Hoje, cientistas criam "alimentos funcionais", modificando as propriedades dos alimentos existentes para promover funções fisiológicas específicas. O desafio para o futuro está na determinação de funções benéficas de vários alimentos naturais, possibilitando a escolha de alimentos conforme as necessidades de cada um.

Fonte: American Journal of Clinical Nutrition

  © 2009 Tomar Chá Verde | Política de Privacidade | Contato | Powered by Blogger

VOLTAR AO TOPO